segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Dicas para a São Silvestre

Pessoal,

como estamos chegando perto da São Silve
stre, andei fuçando na internet por algumas dicas para esta prova.



Esta abaixo, encontrei no blog Correndo na Chuva
http://www.correndonachuva.net/

Conheça a São Silvestre quilômetro por quilômetro

Por Prof. Nelson Evêncio | 09/12/2008

Como de costume, reservo o último texto do ano para dedicar a corrida mais tradicional do país, pois enquanto alguns já fizeram diversas provas durante o ano, das mais variadas distâncias e nos mais variados formatos, já estando inclusive pensando nas merecidas férias e na próxima temporada, cerca de 20 mil corredores ainda tem um grande compromisso a cumprir, e justamente no último dia do ano, a Corrida Internacional de São Silvestre!

Com largada congestionada, percurso difícil, e temperatura normalmente muito elevada, a São Silvestre é daquelas corridas que costuma causar o famoso “friozinho na barriga” do corredor, seja ele profissional ou amador, experiente ou não, justamente pelas suas grandes dificuldades, por toda a sua enorme tradição, e sobretudo, pelo fato do país inteiro praticamente parar para ver a grande festa nas ruas de São Paulo.

Desafio, projeto, sonho, tradição, promessa, aposta, são muitos os motivos que levam milhares de corredores à Avenida Paulista. Se você é corredor e não estiver entre os inscritos para os 15km, vá ensaiando uma justificativa convincente, pois com toda certeza, será abordado por muita gente, perguntando se o “amigo corredor” estará lá ou não.

Se já estiver inscrito, ou ainda na dúvida, segue abaixo um resumo dos principais trechos e das principais dificuldades da prova, que passa por tradicionais pontos culturais da cidade.

Largada: O primeiro desafio para a maioria dos corredores é a largada que acontece às 17h na Av. Paulista, em frente ao Masp. Como disse anteriormente, são cerca de 20 mil corredores aglomerados tentando um bom tempo, uma boa colocação, ou simplesmente completar a prova e realizar um sonho antigo.

Por isso é recomendado chegar no máximo 1h30 e no mínimo 40 minutos antes da largada para poder realizar um bom aquecimento, alongar a musculatura e esperar o início com tranqüilidade. É comum ver alguns corredores chegarem muito cedo, mas estes acabam ficando em pé por muito tempo e conseqüentemente têm seu desempenho final comprometido.

1º e 2º km: se o corredor não sair no pelotão de elite, é muito difícil que ele consiga correr no ritmo desejado até o final do primeiro quilômetro. É muito provável que ele seja atrapalhado pela grande massa e por todo aquele monte de gente fantasiada e com faixas. É impressionante como se vê de tudo por ali. Este ano provavelmente teremos muitos “Obamas” e outros personagens mais!

Completa-se o primeiro quilômetro já na famosa Av. Consolação, bem em frente à Faculdade de Belas Artes. Começa então a descida de dois quilômetros entre ela e a também tradicional Av. Ipiranga.

O velho ditado diz que, “para baixo todo santo ajuda”, mas deve-se descer com bastante cuidado para evitar o desgaste excessivo que poderá sentir mais para frente.

3º e 4º km: descemos a Avenida Ipiranga, passamos em frente a Praça da República e seguimos pela Av. São João. São mais dois quilômetros de descidas, que deixam a falsa impressão que a prova é a maior moleza. Todo cuidado com a empolgação excessiva é pouco, pois há muita prova pela frente.

5º km: um pouco depois da entrada do Elevado Costa e Silva começa a parte de subida da prova. Para quem não poupou energias ou não costuma treinar em subidas pode começar a sentir o grande problema aqui!

6º km: ainda no Elevado, vale lembrar que este trecho não tem muita sombra e o calor pode atrapalhar. Boné é bem vindo.

7º km: aqui o corredor encontra a rua Margarida e outras pequenas ruas cheias de curvas, além de um pedaço da avenida Pacaembu. Mas logo vêm mais uma subidinha considerável.

8º e 9º km: na avenida Norma Gianalti e avenida Rudge, o corredor consegue recuperar um pouco o fôlego já que é um trecho mais plano, porém com pouca sombra.

9º e 10º km: ainda na avenida Rudge, chegamos a um ponto bem crítico, que é o Viaduto Rudge. É um dos piores trechos devido à inclinação e falta de sombras. Muita gente diminui o ritmo por ali e depois não consegue mais recuperá-lo. Muito se fala da subida da Brigadeiro, mas este é um dos trechos que não pode ser menosprezado.

11º e 12º km: Esse trecho passa bem pelo centro de São Paulo. No Viaduto do Chá encontramos mais uma pequena subida que termina em uma das mais tradicionais faculdades de Direito do país, a São Francisco.

13º e 14º km: finalmente chegamos a tão temível subida da Av. Brigadeiro Luis Antônio, onde para os profissionais normalmente as primeiras colocações são definidas e para os amadores, começa o maior desafio. São praticamente 2,5 quilômetros de subida.

14º e 15º km: continuamos subindo e alcançamos o trecho de subida mais íngreme da prova quando passamos por baixo do Viaduto Treze de Maio, onde o corredor pergunta várias vezes para si mesmo o que está fazendo ali. Porém, o bom deste trecho é que tem muita sombra e muita gente incentivando e lá você sabe que falta pouco para terminar.

Finalmente alcançamos a parte plana da Brigadeiro ao som de milhares de gritos e assobios, onde o corredor já pode imaginar o que o espera 500 metros a frente. Curva da Brigadeiro com a Paulista e lá está a tão esperada faixa de chegada.

Arquibancadas lotadas dos dois lados da avenida, pessoas gritando e vibrando, fogos de artifício, pose para chegada, e finalmente: missão cumprida. Alguns choram, se abraçam, comemoram e dão risada sozinhos com a gostosa sensação de dever cumprido. Outros terminam dizendo que nunca mais voltarão, mas passados alguns minutos já se pegam fazendo planos para a próxima edição!

sábado, 19 de dezembro de 2009

São Silvestre da Lagoa


Fala galera,


hoje tinha marcado de treinar outra vez na Quinta da Boa Vista, mas não rolou. Então fui para a velha e boa Lagoa.

Cheguei lá me sentindo meio cansado, mas me propondo a dar duas voltas (15 km), pois na semana passada fiz 12 km na Quinta da Boa Vista. Só que lá teve treino de ladeira, o que não tem na Lagoa.

O início, como sempre foi difícil. Os primeiros quilometros são os piores, mas com o tempo fui ajustando meus batimentos cardíacos (+ ou - 170 bpm).

Quando terminei a primeira volta, parecia que estava menos cansado do que quando estava no km 2 ou 3. É a tal da endorfina que todos falam.

Quando cheguei por volta do km 12, a minha idéia era correr uns 17 km no total, mas quando cheguei por volta do km 14 vi que não daria, pois meus joelhos estavam doendo um pouco.

Foi um treino bom. Completei as duas voltas em 1h28min.

Os dias estão passando e a São Silvestre está chegando. Vou torcer para que não esteja muito calor na hora da prova e que a subida da Brigadeiro não seja tanto este bicho de sete cabeças que muitos falam.

Agora, falando do bebê, esta semana fomos fazer mais uma ultra. Com 13 semanas, o bebê está com 6,6 cm. Dá para identificar as pernas, os braços, os dedinhos. Já está todo formado. É lindo!! Eu e Carol ficamos muito emocionados!!!

Neste momento estou vendo a Final do Mundial Interclubes, Estudiantes x Barcelona. Tenho que me acostumar, pois ano que vem é o Mengão que estará disputando o bicampeonato.

Abraços a todos! Bom final de semana!

sábado, 12 de dezembro de 2009

Final de ano incrível!

Fala pessoal,

tenho excelentes notícias! Há pouco mais de um mês, fiquei sabendo que vou ser papai. Depois disso, tudo tem sido maravilhoso. Esta notícia me deixou radiante. Tudo agora gira em torno deste bebê, que chegará no final de junho de 2010. Quem sabe no dia do meu aniversário (21).
Eu e a Carol estamos muito felizes e fazendo muito planos. Já temos alguns nomes, compramos várias roupinhas e já estamos pensando em como vai ser o quarto.
Ele(a) já tem vários tênis e quem sabe também será corredor(a)?


Uma outra ótima notícia neste final de ano, foi sem dúvida, o HEXACAMPEONATO do MENGÃO. Eu estava lá no Maraca e a festa foi maravilhosa. Agora é Mengão rumo ao Mundial de Clubes da FIFA.

No dia 06/12, foi dia de Circuito das Estações Verão. A prova foi muito boa, mas com muita gente. O número de inscritos tem aumentado muito e dessa vez parece que foram mais de 15.000. A entrega dos kits no sábado foi meio bagunçada, a loja da entrega não tinha estrutra para tanta gente.

Fiz a prova (10k) em 53m14seg. Um tempo razoável para quem ficou praticamente um mês sem treinar por causa das férias.

Hoje (12/12) fiz um treino bem puxado com meu amigo Marcio (Kaju) na Quinta da Boa Vista. O circuito lá é bem interessante, pois tem terra, asfalto, grama e boas subidas. Bom para quem, como eu, está treinando para a São Silvestre.

Fizemos um treino de 12km em 1h13. Pra mim foi um treino forte, mas para o Márcio foi um ritmo devagar. Espero não ter estragado o treino dele.

Agora estamos a 19 dias da São Silvestre e tenho que intensificar o treino, mas com cuidado para não me machucar. Não pode haver exageros.

Eu e Carol vamos passar o Reveillon em SP e a virada vai ser no Bar Brahma.

Abraços e bons treinos a todos.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Voltando das férias!!!



Fala Pessoal,

depois de quase um mês sem postar aqui, estou de volta.

Estive de férias, passeando por Berlim, Londres e Paris. A minha idéia neste período (17 dias) era correr pelo menos 2 dias em cada cidade, mas infelizmente só consegui correr em Londres. Corri dois dias no Hyde Park. Um parque muito bonito, muito bem tratado, com muito verde e um lago muito bonito.

Corri uns 50 minutos em cada dia. No primeiro dia, corri bastante na grama, apesar da chuva. No segundo dia, também chovendo, decidi correr só no asfalto, pois já estava perto de vir embora e não dava para levar na bagagem um tênis molhado.

Finalmente consegui comprar meu Nike+ Sportband lá em Londres, com um preço legal, 32 libras. Aqui no Brasil é difícil achar por menos de R$200,00. Valeu a pena esperar um pouco.

Agora falta menos de um mês para a São Silvestre e estas férias atrapalharam um pouco meu treinamento, mas nada como férias.

Abraço a todos e espero agora conseguir atualizar este blog mais vezes.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Treinando na Serra


Após mais de uma semana sem postar, vou falar dos meus treinos em Friburgo.

Depois da corrida da Nike, só consegui treinar no sábado (31/10), lá na minha terrinha maravilhosa, Nova Friburgo.

Na sexta, fui a um casamento com a Carol, mas não ficamos até tarde. Meia-noite já estávamos em casa, quer dizer, na casa da mãe dela.

No sábado, acordei por volta de 10h e fui pra casa da minha mãe. Tomei um café e por volta de 11h30 fui para o meu destino, o caminho da antiga linha de trem, atrás da fábrica Ypu. Um lugar lindo, arborizado e de terra, o que ajuda muito meu joelho e tornozelo, porém com muitos desníveis.

Só teve um problema: no início da corrida, caiu um pé d´água. Não desisti, continuei.

A pista é subida e como Friburgo fica a mais de 800m acima do nível do mar, já no início estava quase morto, mas fui ajustando o ritmo e seguindo.

Corri uns 5km em 34 minutos, num ritmo bem lento, pois a chuva e o piso irregular pediam cuidado.

O treino foi bom, até por ser num percurso diferente do habitual. Pretendo voltar e fazer um pouco mais de quilometragem como treino para a São Silvestre.

Já no feriado de 02/10 (segunda-feira), fiz diferente. Um percurso de aproximadamente 8km, de Conselheiro até o Paissandu e de lá até a minha casa em aproximadamente 50 minutos.

Este percurso já é dentro da cidade, com carros, obras, pessoas indo e vindo.

Neste dia não teve chuva. Ao contrário, o calor estava bem forte e era por volta de 11h.

Para quem estava quase uma semana sem correr, esse feriadão deu uma ajuda para desenferrujar.

Agora faltam menos de 2 meses para a São Silvestre e não posso deixar o ritmo cair. Espero conseguir treinar nas férias pelo menos 2 dias por semana.

Ah, meu joelho já não está doendo mais e o tornozelo incomoda muito pouco. Espero que não apareça uma nova lesão.

Abraços e bons treinos a todos!

domingo, 25 de outubro de 2009

The Human Race Nike 10k


Fala, galera!

Hoje foi dia de The Human Race Nike 10k.

A corrida foi simplesmente SENSACIONAL! Apesar do sol quente, consegui chegar no final bem tranquilo. Lógico que fiz num ritmo bem leve para não forçar meu tornozelo.

Seguem aí as parciais:

1 - 6"42'84
2 - 6"08'04
3 - 6"39'31
4 - 6"15'96
5 - 6"44'36
6 - 6"53'00
7 - 6"26'66 (subida)
8 - 6"24'11 (subida)
9 - 5"49'46
10 - 5"40'63
Tempo total: 1h03m44s

Essa corrida foi excelente para quebrar a monotonia do Aterro. Espero que ano que vem tenha novamente aqui.

E depois da corrida, um banho de mar, sol e Skol, porque ninguém é de ferro.

Deu pra perceber, que com mais um pouco de treino, dá para encarar tranquilamente a São Silvestre.

Vamos torcer para nenhuma lesão atrapalhar este planejamento.

Na foto, eu e meu camarada Bruno Monteiro. (Valeu pela carona)

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Passo de tartaruga e porco assado


Oi, pessoal!

Ontem o dia foi bom. Como tem a corrida da Nike no domingo (10k), resolvi fazer um treino um pouco maior e corri 7,5 km, uma volta na Lagoa.

Antes de machucar o tornozelo, estava muito fácil fazer isso. Minha última corrida na Lagoa, antes da lesão, tinha sido de 13 km, mas agora, tenho que me curar desta e não posso forçar a barra.

Ontem, trabalhei até às 16h15 (não foi pouco, pois cheguei no trabalho às 7h), minha esposa me pegou na empresa e fomos até a Lagoa. Dei uma caminhada de 1 km para aquecer e comecei a corrida, rumo aos 7,5 km.

Como disse anteriormente, não quis forçar o tornozelo e fui naquele passo de tartaruga com cãibra, num pace médio de 6'30"/km. No final da corrida, me sentia muito bem e com certeza, poderia chegar até os 10 km.

Na sexta, vou correr uns 5 km na esteira, mas também, num passinho de tartaruga e domingo, vou pra The Human Race 1ok.

Agora, mudando totalmente de assunto, vamos ao porco assado.

O que foi aquilo ontem? Obrigado, Santo André, pelo vitória sobre o Palmeiras. Agora é torcer muito no domingo, para o Mengão ganhar do BotaChoro e colarmos de vez na liderança. Só não pode, o boca de sapo do Márcio Braga ficar falando besteira, que a festa tá preparada e depois acontecer o que aconteceu no ano passado. CALA A BOCA MÁRCIO "CLODOVIL" BRAGA!!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A primeira postagem

Amigos corredores (e não corredores também)

Este é o primeiro post deste blog.

Nele vou contar minhas histórias e experiências nos treinos e corridas que participarei.

Hoje, vou tentar dar uma volta na Lagoa. Tentar, porque ainda estou com o tornozelo meio dolorido.

No domingo tem The Human Race 10K da Nike. O percurso é maravilhoso. Saindo da Barra e chegando em Ipanema.

Vamos, lá então! Amanhã, digo como foi meu treino de hoje.

Abraços e boa corrida a todos!