quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Corrida de São Sebastião 2010
ontem (20/01) participei da Corrida de São Sebastião 2010. A rova foi muito legal, com muitas novidades, como som duarante a prova, chuveiro no quilômetro 5 e chuveiro no final da corrida.
A hidratação foi muito boa, muitos pontos, com bastante água e sempre gelada.
O que faltou e foi motivo de reclamação de muitas pessoas, foi uma bebida esportiva (Gatorade, Marathon, I9) no final da prova.
O calor estava demais e começar a prova ás 8h30, também achei um erro. Não parece, mais 30 minutos fazem muita diferente no calor escaldante do verão carioca.
Agora, vou falar da corrida, propriamente dita.
A minha ideia era teminar em 50 minutos, num pace de 5 min/km. Até o quilômetro 7, estava mantendo abaixo deste pace, porém com o calor aumentando e com as poucas sombras que tem neste trecho, o cansaço começou a apertar, as pernas começaram a sentir e o fôlego começou a acabar, então tive que diminuir o ritmo.
O quilômetro 8 nunca chegava, parecia que havia uns 3 quilômetros entre o 7 e o 8. Do 8 para o 9 foi a mesma coisa. A partir do 9, dei uma melhorada e a ideia de faltar apenas um quilômetro me animou. Consegui novamente dar uma apertada no ritmo, mas não deu para recuperar o tempo.
No final, 10 quilômetros em 51min 44 segundos. Tempo acima das minhas expectativas, mas nada mal para o calor que estava fazendo.
Agora é continuar treinando para a meia-maratona de julho e para na próxima 10k, ficar na casa dos 50.
Em breve, colocarei algumas fotos da prova.
Abraços e bons treinos a todos!
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Corrida para iniciantes
Oi, pessoal
a pedido do meu amigo Fernando Cardoso, estou publicando algumas dicas para iniciantes que busquei no site Vila Equilíbrio.
http://vilamulher.terra.com.br/corrida-para-iniciantes-11-1-68-134.html
Muitas pessoas têm vontade de correr, mas acham que cansam só de olhar. Na verdade acham que não conseguiriam correr por muito tempo e que não são capazes de realizar tal proeza. Se você é uma destas pessoas, dê a “volta por cima” e insista na procura e prática de uma atividade que lhe dê prazer.
Correr pode lhe trazer muitos benefícios, entre eles:
- Ajuda no processo de emagrecimento ou manutenção do peso;
- Melhora o condicionamento cardiorrespiratório;
- Libera o estresse acumulado;
- Prevenção de muitas doenças;
- Prevenção da insônia;
- Fortalece os ossos, músculos, tendões e ligamentos;
- Melhora o seu estado de ânimo.
Mas, como começar?
Esta é uma pergunta que muita gente faz. Assim, apontamos abaixo, algumas dicas e sugestões para os principiantes:
Antes de tudo, faça uma avaliação física incluindo um teste ergoespirométrico. Esta avaliação pode ser feita numa clínica ou laboratório, numa academia, clube ou através do seu médico;
Procure um profissional que possa montar um programa de corrida para você e que possa acompanhar o seu caso;
Faça um programa alimentar com um nutricionista, adequado as suas necessidades;
Use um tênis apropriado para corrida com sistema de amortecedor;
Procure saber o tipo de pisada que você tem. Desta forma, você pode compensar o problema e até comprar um tênis que possa ser mais adequado a você;
Faça muito alongamento antes e depois da corrida;
O descanso é tão importante quanto o treino. Preocupe-se em dormir bem, cerca de 8 horas;
Tenha paciência e perseverança, pois o começo não é tão fácil;
Respeite o seu limite. Não exagere e não corra se tiver dores;
Faça um acompanhamento médico, tanto de um ortopedista se houverem dores, quanto de um cardiologista para exames anuais;
As atividades físicas trazem muitos benefícios, mas o excesso ou a forma inadequada de treino pode trazer sérias lesões;
Faça um diário de treinamento anotando o tempo de corrida, as sensações sentidas, a freqüência cardíaca etc. Anote tudo.
Comece alternando caminhada com corrida, por exemplo:
1ª semana: caminhe 4 minutos e corra 1 minuto alternadamente até completar 30 minutos.
2ª semana: caminhe 4 minutos e corra 2 minutos alternadamente completando 30 minutos.
3ª semana: caminhe 3 minutos e corra 2 minutos alternadamente até completar 30 minutos.
4ª semana: caminhe 3 minutos e corra 3 minutos alternadamente até completar 30 minutos.
5ª semana: caminhe 2 minutos e corra 3 minutos alternadamente até completar 30 minutos.
6ª semana: caminhe 1 minuto e corra 4 minutos alternadamente até completar 30 minutos.
7ª semana: caminhe 1 minuto e corra 5 minutos, alternadamente até completar 30 minutos.
8ª semana: caminhe 3 minutos e corra 7 minutos, alternadamente até completar 30 minutos.
9ª semana: caminhe 5 minutos corra 10 minutos e caminhe 5 minutos.
10ª semana: caminhe 5 minutos, corra 15 minutos e caminhe
5 minutos.
11ª semana: caminhe 5 minutos, corra 20 minutos e caminhe 5 minutos.
12ª semana: caminhe 5 minutos, corra 25 minutos e caminhe 5 minutos.
13ª semana: caminhe 5 minutos, corra 30 minutos e caminhe 5 minutos.
Faça este treino três vezes por semana.
Depois que você estiver correndo por 30 minutos, poderá fazer outra atividade aeróbia como a natação ou a bicicleta mais duas vezes por semana em dias alternados a este treino.
Faça musculação de duas a três vezes por semana em dias alternados a este treino para fortalecer os ossos, músculos, tendões e ligamentos.
Você poderá alternar a corrida na rua com a corrida na esteira. Se correr na rua, cuidado com os pisos irregulares, calçadas etc.
No começo é mais fácil respirar pela boca.
Para evitar o flato, tente não comer durante as duas horas anteriores ao treino, evite alimentos e bebidas como água com gás, doces etc. Não comece a correr rápido demais, inicie a corrida devagar ou trotando.
Tire sempre as suas dúvidas com bons profissionais.
Espero que seja útil e anime os iniciantes a começar correr em 2010.
Abraços e boas corridas a todos!
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Calendário de Corridas do Rio de Janeiro
este calendário eu busquei no Blog Pulso (http://oglobo.globo.com/online/blogs/pulso/), do jornal O Globo na internet. Serve para o pessoal já ir se programando para as provas que vem pela frente.
Neste ano meu objetivo é completar uma Meia Maratona. Já estou inscrito na Meia Maratona da Caixa, dia 18 de julho.
No dia 22 de agosto tem a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, mas aí não sei se fica muito pesado participar de 2 Meia Maratonas em um mês. Vamos ver como vai ficar meu condicionamento.
Calendários de prova de 2010 no Rio de Janeiro
Janeiro 2010
10/01 – Circuito do Sol RJ – 5 e 10 Km
17/01 – Corrida Mocidade Independente – 10 Km
20/01 – Corrida de São Sebastião – 10 Km (Inscrito)
24/01 – XXX Mini Maratona da Lagoa Rodrigo de Freitas – 7,5 e 15 Km
31/01 – Summer Run Leblon / Leme – 8 Km
Fevereiro 2010
21/02 – MiniMaratona Viva Mais – Tuplet Seabra 2010 – 4 e 8 Km
Março 2010
07/03 – Circuito das Estações Adidas / Outono – 5 e 10 Km
21/03 – Circuito de Corridas de Cross Anti-tabagismo 2010 – 1ª Etapa – 8 Km
Abril 2010
10/04 – Fila Night Run – 5 e 10 Km
Maio 2010
02/05 – Eco Run – 5 e 10 Km
16/05 – Circuito de Corridas de Cross Anti-tabagismo 2010 – 2ª Etapa – 8 Km
23/05 – Corpore RJ Classic – 5, 10 e 20K
30/05 – Mizuno 10 Milhas – 16 Km
Junho 2010
27/06 – Circuito das Estações Adidas / Inverno – 5 e 10 Km
Julho 2010
18/07 – Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro – 6, 21 e 42 Km (Inscrito na Meia Maratona)
Agosto 2010
14/08 – Fila Night Run – 5 e 10 Km
22/08 – Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro – 21 Km
Setembro 2010
12/09 – Circuito Lótus – 5 e 10 Km
19/09 – Circuito de Corridas de Cross Anti-tabagismo 2010 – 3ª Etapa – 8 Km
26/09 – Circuito das Estações Primavera / Verão – 5 e 10 Km
Outubro 2010
Nenhuma corrida confirmada ainda
Novembro 2010
27/11 – Ultramaratona Corpore Rio 24h – 21 Km
Dezembro 2010
05/12 – Circuito das Estações Adidas / Verão – 5 e 10 Km
Boas corridas e um abraço a todos!
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
85ª São Silvestre - 2009
mais um ano se foi e mais um ano chegou. 2009 foi maravilhoso e 2010 será ainda melhor.
Dia 31/12/2009, é chegado o grande dia da São Silvestre. Acordei por volta de 9 horas para tomar o café. Pão, pão, pão, geléia, banana, maçã, mel, café com leite, suco de frutas e mais pão. Tudo que ouvimos dos especialistas em nutrição.
Após o café, voltei para o quarto para descansar. Dei mais aquela cochilada e por volta de 12h30 saí para almoçar. Como não conhecia muito a redondeza, tive que andar um pouco para achar. Achei uma padaria que servia almoço. Então, seguindo as dicas dos nutricionistas, mais carboidratos: arroz, macarrão, salada de alface e tomate e um filé de frango grelhado. O almoço estava muito bom.
Depois disso, deveria ter ido para o hotel para descansar, mas como não tinha ainda comprado uma camisa para a festa do Reveillon, fomos eu e Carol bater perna para achar uma.
Andamos, andamos, andamos e finalmente achamos. Já eram quase 14 horas quando voltamos para o hotel. O Márcio ficou de me ligar por volta de 15 horas. Quando foi por volta de 15h30 ele e o Reginaldo chegaram ao hotel e então fomos para a Av. Paulista, o ponto de largada. Não era tão longe do hotel, mas tivemos que dar uma volta, porque alguns acessoas à Paulista estavam fechados, então o percurso ficou bem grandinho. Nesta volta, passamos pelo Franck Caldeira. Ele estava se aquecendo, dando tiros numa ladeira. Só de olhar fiquei cansado (Na foto acima, eu, Marcio e Reginaldo).
Então, chegamos para a corrida. Muita, muita, muita gente. Só do momento da largada até começarmos a andar foram mais de 7 minutos. Para passar pelo ponto da largada, mais uns 10 minutos. Só conseguimos começar a correr perto do Km 1.
É muita gente e tem muita gente que só vai para aparecer na TV. Muita gente andando desde o início, mesmo quando dá para correr.
Mas a partir do Km 1 (onde a Carol estava para tirar uma das fotos) as coisas se normalizaram.
Quando percebi já estava no Km 3. Estava muito inteiro e segui no ritmo. De vez em quando o Márcio falava para eu dar uma maneirada porque ainda faltava muita corrida, então, eu diminuia.
Os quilômetros foram passando e eu não estava sentindo o cansaço. Entre os quilômetros 8 e 9, chegou uma subida que achei pior do que a da Brigadeiro em inclinação. Acho que foi a parte mais difícil da corrida.
Chegamos então na temida Brigadeiro. Como tinha lido em algumas dicas, olhei para baixo, inclinei o corpo para frente e fui. Estava muito inteiro. A galera torcendo, gritando, incentivando é empolgante. A temida Brigadeiro, não é tão temível assim. Quando vi já estava entrando na Paulista. A partir daí é só alegria e comemoração.
O tempo oficial ainda não saiu, mas fiz por volta de 1h29min. Eu queria fazer em menos de 1h30min, mas achava que conseguiria por volta de 1h40min. Então, o objetivo foi alcançado e superado e ainda terminei a prova inteiro.
Agora, o próximo desafio é a Meia-Maratona do Rio de Janeiro, 18/07/2010, mas se eu me sentir preparado e antes houver alguma outra Meia-Maratona, quem sabe eu participo.
Abraços a todos e obrigado Carol pelo apoio e por não reclamar em viajar para São Paulo no Reveillon. Te amo!!!!
